Generic selectors
Somente resultados exatos
Pesquisar em Títulos
Pesquisar em Conteúdo


Postado em 09/03/2021

Estudante hamburguense é finalista em projeto científico nacional

As atividades de robótica educacional desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo levaram a jovem Rafaela Hartmann De Zorzi, 12 anos, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pres. Getúlio Vargas à final do Tang no Tank, concurso da tradicional marca de sucos em pó que premiará grandes ideias de crianças. Depois de se classificar nas fases anteriores, a jovem hamburguense está entre os 12 finalistas de todo o Brasil. A última etapa da competição acontecerá em São Paulo e a data será definida a partir das orientações sanitárias de combate ao coronavírus. Serão escolhidos três vencedores para receber o prêmio de R$ 30 mil cada.

Com a proposta “Sensor de obstáculos para deficientes visuais”, Rafaela trabalhou na busca de solução para pessoas que não enxergam e podem sofrer acidentes com obstáculos como placas de sinalização. Usando uma plataforma para prototipagem eletrônica, um sensor ultrassônico, um buzzer (que emite som), alguns fios para conexão e uma bateria, a jovem desenvolveu o dispositivo que identifica e avisa o usuário que há um obstáculo à frente. “O objetivo do meu trabalho é criar um sistema de baixo custo que possa auxiliar os deficientes visuais a se locomoverem com segurança, evitando que se machuquem em obstáculos aéreos”, explica Rafaela.

Estudante do 7º ano da EMEF Pres. Getúlio Vargas, no bairro Rincão, Rafaela começou a aprender sobre programação aos 8 anos de idade, quando estudava na EMEF Irmão Nilo. O interesse pela robótica veio em 2019, também pelo incentivo do pai, o professor Thiago De Zorzi, que atua na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo.

Estudante hamburguense Rafaela Hartmann de Zorzi, de 12 anos

Canal no YouTube

Além do sensor que a classificou para a final do Tang no Thank, Rafaela criou um canal no YouTube onde apresenta outros dispositivos criados por ela e também ensina o passo-a-passo para ações de programação e robótica. Em oito meses, o canal Programando com a Rafa tem 560 inscritos e 18 vídeos publicados. O endereço é www.youtube.com/channel/UCvE8mx7cfQo4bDlhd9ddgCg .

 

Concurso de tubarões

O concurso Tang no Tank convidou crianças a contarem suas ideias transformadoras em três categorias: sociedade (transformar ou melhorar a cidade, bairro ou microcomunidade); criatividade (soluções criativas para temas reais e atuais que contribuam para a mudança do mundo) e sustentabilidade (formas de preservar o meio ambiente). A escolha dos vencedores será feita por um trio formado por dois integrantes da equipe de tubarões do Shark Tank Brasil, reality pioneiro de empreendedorismo no país, e um convidado especial.  “Antes mesmo do concurso, nós sempre assistimos ao programa e brincávamos que um dia a Rafa estaria lá, apresentando seus projetos. Estamos na expectativa da etapa final, mas o maior prêmio já foi conquistado, que é a experiência de participar do programa”, conta o pai da jovem programadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − treze =

Iniciar Conversa
Olá! Como podemos ajudar?