Intenção de consumo dos gaúchos atinge maior nível mensal em três anos

por Jornal Canudos

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida mensalmente pela Fecomércio-RS, atingiu 84,3 pontos no mês de setembro, o maior índice desde junho de 2015. O resultado da pesquisa, divulgada na quarta-feira (26), aponta ainda recuperação do mercado de trabalho e certa estabilidade na economia e nos preços dos produtos.

“Ainda que de maneira lenta, a melhora no emprego e a manutenção dos preços abrem margem para uma retomada, tímida, do consumo. Mesmo com o cenário eleitoral incerto, as perspectivas são positivas”, avalia o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Já o indicador que mede a segurança com a situação do emprego atingiu 105,7 pontos, leve aumento em relação a agosto, mas uma retração de 3,1% sobre o mesmo período de 2017. Segundo Bohn, há perspectiva do cenário após os resultados das Eleições, além das festas de final de ano, que tendem a movimentar o mercado.

A avaliação quanto à situação de renda atual alcançou 98,8 pontos em setembro, com alta de 29,8% em relação a setembro/2017, o que significa que a percepção das famílias quanto à sua renda segue melhorando, segundo avaliação da entidade, mas ainda há pontos a melhorar. “Uma retomada na capacidade de consumo das famílias ainda depende de um cenário mais favorável no mercado de trabalho”, comenta Bohn.

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários