Confira dicas para reduzir o consumo de energia elétrica

por Jornal Canudos

Com o recente aumento de mais de 22% na tarifa de luz da RGE Sul para consumidores, aprovado o importante é utilizar a criatividade e economizar. Já que todos dependem da energia em diversos momentos do dia, o Jornal Canudos reuniu algumas dicas de economia disponibilizadas pelo Procon-RS, que podem fazer a dor no bolso ser um pouquinho menor, mesmo com o reajuste.

Troca de lâmpadas

Os modelos de lâmpadas existentes no mercado diferem principalmente no preço e na economia de energia. É importante entender que pagar menos em uma lâmpada pode gerar um aumento considerável na conta de luz mais tarde.

Os principais modelos são:

Lâmpadas Comuns Incandescentes: São mais baratas, fáceis de serem recicladas e não apresentam materiais tóxicos em sua composição. Porém, gastam muita energia e são pouco eficientes, uma vez que somente entre 5 a 10% da energia elétrica gasta para acendê-las é transformada em luz (o restante vira calor e é dissipado no ambiente).

Lâmpadas Fluorescentes: São eficientes e econômicas. Apesar de serem mais caras que as comuns, são muito mais duráveis. Atualmente existem versões compactas e em diferentes tonalidades.

Lâmpadas de LED: Este modelo é considerado muito econômico, não é composto por nenhum material nocivo à saúde e ao meio ambiente, não transmite calor e é o mais durável e eficiente. Contudo, seu valor ainda é bastante elevado. Por esse motivo, recomenda-se utilizar as lâmpadas fluorescentes compactas em sua casa e as de LED apenas em pontos de destaque, como em spots e arandelas.

Desconecte os aparelhos das tomadas

Esta é uma das melhores formas de economizar, segundo o Procon, uma vez que diversos aparelhos ficam em stand-by para manter o funcionamento de sensores e relógios. Logo, evite deixar o micro-ondas, climatizadores de ar, DVDs e TVs conectados às tomadas. Outro grande vilão é o carregador de celular. Sempre que não estiver usando, tire-o da tomada.

20% dos sorteados na Nota Fiscal Gaúcha ainda não resgataram prêmios

Reduza o tempo no banho

Os chuveiros elétricos são responsáveis por um grande gasto de energia, então tome banhos mais curtos, evite o horário de pico (das 18h as 21h), ou substitua o modelo elétrico por um que tenha outro sistema para esquentar a água, como gás ou solar. Mantenha os eletrodomésticos em bom estado

Sabemos que é difícil desapegar de alguns itens, mas eles podem estar utilizando muito mais energia do que deveriam, devido à tecnologia ultrapassada ou a falta de manutenção adequada. Então fique de olho!

Desligue as luzes ao sair dos cômodos

São precauções simples que podem ajudar a reduzir consideravelmente o consumo de energia, e não comprometem necessariamente a qualidade de vida ou a produtividade e o desenvolvimento do país.

Cartório Eleitoral abre mais cedo e no final de semana para regularização de títulos

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários