Horário eleitoral obrigatório em rádio e TV começa nesta sexta-feira

por Jornal Canudos

Chegou a hora dos candidatos dizerem, em rede de rádio e televisão, suas propostas. Amado por uns, odiado por outros, o horário eleitoral gratuito do 1º turno das eleições 2018 começa na sexta-feira (31), encerrando no dia 4 de outubro, em um total de 35 dias.

No rádio, serão dois blocos diários de 25 minutos, de segunda a sábado, das 7h às 7h25 e entre 12h e 12h25. Já na televisão, serão os mesmos 50 minutos, distribuídos em dois blocos de 25 minutos, e também de segunda a sábado. Os horários da TV, porém, são diferentes (das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55).

Em ambos os casos, nas segundas, quartas e sextas, o espaço é destinado aos candidatos a senador, deputado estadual e governador. Nas terças, quintas e sábados, é a vez dos postulantes à presidência e deputado federal.

Também há as inserções, ou seja, propagandas de, no máximo, 30 segundos nos intervalos da programação. Em rádio e TV, o total não podem ultrapassar 70 minutos diários, de segunda a domingo (ou seja, o máximo é 140 comerciais), distribuídos em três blocos: entre 5h e 11h, 11h e 18h e entre 18h e meia-noite.

Tempos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez um sorteio para definir a ordem de aparição dos candidatos à presidência, e definiu o tempo de TV e rádio conforme o tamanho das bancadas na Câmara dos partidos que compõem as respectivas coligações.

No Rio Grande do Sul, o sorteio foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). As ordens dos candidatos nas tabelas a seguir são as que devem ser veiculadas no primeiro dia de campanha. Conforme as regras eleitorais, o candidato que abre o bloco no primeiro dia será o último no segundo, e assim por diante.

 

 

Presidente    
Candidato Coligação Tempo
Marina Silva Rede, PV 21s
Cabo Daciolo Patriota 8s
José Maria Eymael DC 8s
Henrique Meirelles MDB, PHS 1min55s
Ciro Gomes PDT, Avante 38s
Guilherme Boulos PSOL, PCB 13s
Geraldo Alckmin PRB, PP, PTB, PR, PPS, DEM, PSDB, PSD, SD 5min32s
Vera Lúcia PSTU 5s
Lula PT, PCdoB, PROS 2min23s
João Amoêdo NOVO 5s
Álvaro Dias PODE, PSC, PTC, PRP 40s
Jair Bolsonaro PSL, PRTB 8s
João Goulart Filho PPL 5s
     
Governador    
Candidato Coligação Tempo
Jairo Jorge Avante, PDT, PMB, PODE, PPL, PV, SD 56s
Eduardo Leite PHS, PP, PPS, PRB, PSDB, PTB, REDE 2min45
Julio Flores PSTU 6s
José Ivo Sartori MDB, PATRI, PMN, PR, PRP, PSB, PSC, PSD, PTC 3min18s
Roberto Robaina PCB, PSOL 11s
Paulo de Oliveira Medeiros PCO 6s
Mateus Bandeira NOVO 6s
Miguel Rossetto PT, PCdoB 1min32s

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários