Campanha nacional de vacinação contra gripe começa nesta segunda

por Jornal Canudos

A vacinação contra a gripe estará disponível em todos os postos de saúde do Brasil a partir de segunda-feira (23). A imunização tem como público-alvo as pessoas com mais chances de desenvolver quadros graves de gripe Influenza, além de grupos específicos por suas condições (veja abaixo).

Ao todo, são mais de 3,6 milhões de pessoas apenas no Rio Grande do Sul, e a meta de vacinação é de 90%. A ação está prevista até o dia 1º de junho, sendo o dia 12 de maio o Dia D da campanha, quando os postos de vacinação estarão extraordinariamente abertos em todo o Estado.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a vacina é segura, e protege contra três tipos de gripe Influenza - A (H1N1), A (H3N2) e B –. A imunização precisa ser renovada a cada ano, ou seja, mesmo quem se vacinou ano passado deve retornar às Unidades Básicas de Saúde para receber uma nova dose.

Situação epidemiológica

Neste ano, Rio Grande do Sul já apresentou alguns casos confirmados de hospitalizações por gripe Influenza. Até o último informativo epidemiológico, com dados até o dia 9 de abril, já haviam sido registrados sete casos no RS. Desses, quatro foram do tipo A (H3N2), outros dois do tipo B e um do tipo A (H1N1). Não houve, até o momento, casos de morte por gripe.

Os registros estão abaixo dos registrados em 2017, quando no mesmo período já haviam sido confirmados 15 casos no total e uma morte. O ano passado fechou com 440 casos de Influenza.

Público alvo

- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade

- Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade

- Gestantes

- Puérperas (até 45 dias após o parto)

- Trabalhadores da saúde

- Povos indígenas

- Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

- Professores das escolas públicas e privadas

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários