Novas placas de veículos começam a ser adotadas em setembro

por Jornal Canudos

Foi publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial da União, a resolução do Departamento Nacional de Trânsito que estabelece normas para a adoção dos novos formatos de placas de carros. De acordo com a norma, a mudança inicia pelos veículos zero quilômetro, a partir de setembro deste ano. Veículos usados terão até o final de 2023 para mudar.

A novo padrão será utilizado em todos os países do Mercosul. A nova placa tem fundo branco com margem superior azul, contendo do lado esquerdo o logotipo do bloco, e ao lado direito a bandeira do Brasil. Haverá três números e quatro letras, que poderão ser embaralhados. O objeto também contará com um chip para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados nas nações do Mercosul.

Mudanças

Apresentada em 2014, a nova placa deveria ter começado a ser adotada no Brasil em 2016, mas o prazo foi adiado para 2017, e depois, sem prazo específico. Argentina e Uruguai já começaram a utilizá-la.

A cor das placas será sempre branca, o que varia é a cor da letra. Para veículos de passeio, cor preta; para veículos comerciais, vermelha; carros oficiais, azul; em teste, verde; diplomáticos, dourado e de colecionadores, prateado.

A placa terá o mesmo tamanho da adotada atualmente no Brasil. Já o preço do objeto, segundo o Denatran, será o mesmo dos modelos atuais. O novo modelo permite 450 milhões de combinações diferentes.

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários