INSS elimina necessidade de ir à agência para concessão de benefícios

por Jornal Canudos

Seguradas com direito ao salário-maternidade não precisarão mais se deslocar a uma agência do INSS para solicitar a concessão do benefício. De acordo com o órgão, o processo será feito de forma automática, assim que a solicitante entrar em contato pelo telefone 135 ou por meio do site do INSS.

Porém, segundo o órgão, esta situação só será possível se o cartório onde a criança foi registrada enviar os dados da Certidão de Nascimento para o SIRC (Sistema Nacional de Informações do Registro Civil).

Outro benefício que também será automatizado pelo órgão inclui a concessão de aposentadoria por tempo de contribuição. Neste caso, o beneficiado também pode entrar em contato pelo 135 ou pelo site para formalizar o pedido. Conforme o INSS, está sendo feita uma filtragem para averiguar quais segurados podem ter o benefício concedido de forma automática, o que inclui casos que não precisam de avaliação social ou pericial.

Após essa filtragem, o INSS entrará em contato com aqueles que possuem o direito ao benefício mencionado, por carta e e-mail (caso o segurado tenha cadastrado nos sistemas do órgão).

Unidade Águia do Hospital Municipal recebe reformas

No caso da Aposentadoria por Idade, já automatizado desde setembro do ano passado, o Instituto envia comunicado ao segurado que possui todas as condições necessárias, um mês antes do aniversário, para informá-lo que já tem direito a este benefício, ou seja, realizou 180 contribuições (o que corresponde a quinze anos) e possui 65 anos (homem)/60 anos (mulher).

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários