Inverno na região começa com menos chuvas e mais frio do que em 2017

por Jornal Canudos

A estação mais gelada do ano começou oficialmente às 07h07 de quinta-feira (21), com a perspectiva de chuvas abaixo da média na Região Sul do Brasil, segundo o prognóstico do inverno divulgado na quarta-feira (20) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em grande parte do estado, incluindo o Vale do Sinos, o inverno será dentro da normalidade, com temperaturas mínimas podendo atingir 0°C em áreas de montanha e planalto, principalmente em julho.

Outros fatores também apontam para que este inverno seja mais frio do que em 2017, segundo o encarregado da Estação Meteorológica da cidade de Campo Bom, referência para a região, Nilson Wolff. “Um forte indicador é que não estamos tendo bloqueio atmosférico na sul do Brasil pelo menos desde a segunda quinzena de maio até hoje, com a chegada das massas de ar polar”, aponta.

Segundo Wolff, diversos outros fatores (veja abaixo) demonstram que o declínio da temperatura será uma tendência durante todo o inverno, que encerra no dia 21 de setembro, às 22h53.

Chuvas

Ainda segundo o Inmet, as anomalias atmosféricas típicas do fenômeno La Niña enfraqueceram nos últimos meses, ocasionando um padrão de neutralidade durante o inverno e até meados da primavera. Pode, ainda, haver ocorrência de El Niño a partir do final da primavera e início do verão, porém é necessário novas previsões para confirmação.

O Inmet também diz que a tendência é que haja chuvas abaixo da média em todo o estado, exceto no extremo sul, onde pode haver precipitações acima do padrão.

O que foi medido

- Durante todo o inverno de 2017, houve apenas oito ocorrências de geada no Vale do Sinos. Até a quarta-feira (20), último dia de outono de 2018, já houve sete ocorrências.

- Em quatro dias no inverno de 2017, Campo Bom registrou quatro dias em que a temperatura máxima do dia ficou abaixo de 15°C. Até o último dia do outono de 2018, já foram cinco dias.

- Durante todo o inverno de 2017, Campo Bom registrou apenas 29 dias com máxima abaixo dos 20°C, e, neste ano, até o último dia do outono já houve 20 dias neste patamar.

- Durante todo o inverno de 2017, Campo Bom registrou apenas nove noites muito frias (temperatura abaixo de 10°C) às 21h, e, em 2018, até o último dia de outono já houve onze “noites de inverno”;

- Até quarta-feira (20), o mês de junho está com temperatura média mensal em 12.6°C. No mesmo mês de 2017, a média foi de 15,3°C. A média mensal normal histórica em 33 anos medida pela estação é de 14,2°C.

 

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários