Estudantes norte-americanas ensinam inglês de graça em Canudos até o final do mês

por Jornal Canudos

Read the English version clicking here

Duas estudantes norte-americanas estão no bairro Canudos desde o mês de maio, com o intuito de ensinar inglês e um pouco de sua cultura, e aprendem também costumes gaúchos e brasileiros. Anna Marie Ruch, de 19 anos, e Haley Hickey, 22, foram enviadas por meio do programa internacional Let’s Start Talking (LST), que em Português significa “Vamos começar a falar”, desenvolvido pela Igreja de Cristo.

Ambas são estudantes da Universidade Lipscomb, da cidade de Nashville, no estado do Tennessee, e entendem o básico do nosso idioma. As aulas são gratuitas, individuais e abertas à comunidade. O conteúdo é baseado em livros, escritos em inglês, sempre com temas bíblicos. Desde 2014, quando o projeto começou em Novo Hamburgo, cerca de cem pessoas já passaram por ele.

Segundo uma das organizadoras, Natalia Casari Cundari, os textos baseados na Bíblia são mais fáceis de serem assimilados. “É uma linguagem universal, mais informal, baseada em conversas. E para quem demonstra dificuldades, elas auxiliam na pronúncia das palavras e expressões”.

Anna e Haley receberam treinamento antes de sair dos Estados Unidos, desde como lidar com a eventual falta de conhecimento sobre o idioma por parte dos brasileiros até a vivência na região. Além de andar por Novo Hamburgo, elas visitaram outras cidades da região, como Gramado, e até uma escola de Educação Infantil em Campo Bom. “O programa permite aos voluntários optar para onde gostariam de ir, e elas escolheram a América Latina”, explica a outra coordenadora, a irmã de Natalia, Renata Casari Cundari.

Confraternização

Nos sábados à tarde, sempre é realizada uma confraternização entre os participantes, cujas temáticas geralmente têm a ver com a cultura norte-americana. No sábado (2), por exemplo, o tema da festa foi a equipe de hóquei no gelo da cidade, o Nashville Predators. Balões amarelos e azuis, representando as cores da equipe, enfeitaram o salão da igreja. Uma partida foi simulada com o uso de vassouras e uma bola.

“Gostei do jeito que as pessoas se tratam umas com as outras, sempre dividindo as coisas abertamente”, contou Anna ao Jornal Canudos. “O que sabíamos sobre o Brasil estava muito relacionado ao norte do país, que era um local até perigoso, mas aqui em Novo Hamburgo não sentimos isto”.

Hailey concorda. “É uma cultura muito interessante, bem misturada com a alemã, gostamos bastante”. Para elas, outro aspecto que chamou a atenção foi a vontade dos brasileiros em querer se comunicar com elas. “Alguns veem que não somos daqui e mesmo assim nos cumprimentam. Adoram utilizar o conhecimento que têm para tentar este contato. Isto é maravilhoso”, afirma Anna.

Quebra de barreiras

O representante comercial Lucas Fonseca Klein, morador do bairro Boa Vista, em Novo Hamburgo, já participou do programa há dois anos, movido pela curiosidade. “Tinha a intenção de aprender inglês, mas hoje quero aprender mais sobre Jesus Cristo, e esta é uma das melhores formas”, diz.

A diarista Andressa Dias de Andrade, que mora em Canudos, trouxe os dois filhos, de 4 e 2 anos, para participar do encontro. “Já faço parte da igreja, e acho muito legal essa integração. Quero fazer as aulas particulares, junto com minha prima”, salienta.

Natalia diz que, a ideia, na realidade, também é possibilitar a quebra desta barreira linguística. “Existe o preconceito de que, se você não fala inglês, não pode conversar com elas. Não é verdade. Elas entendem as dificuldades de cada um, e estão abertas para ajudar. Há o intuito da evangelização, por se tratar de uma igreja, mas é também possibilitar esta troca cultural entre nós e elas”, afirma.

Serviço

- As aulas ocorrem de terças a sextas-feiras, nos três turnos (manhã, tarde e noite), além dos sábados, até o dia 23 de junho. Para participar, é necessário agendar horário pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo telefone (51) 99989-9598.

- A Igreja de Cristo fica na Rua Ícaro, 1488, bairro Canudos, em Novo Hamburgo.

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários