Novo Hamburgo ultrapassa 180 mil eleitores em 2018

por Jornal Canudos

Exatamente 180.431 eleitores estão aptos à votação em Novo Hamburgo nas eleições de 2018. O número é 1,28% superior ao pleito de 2016, quando houve 178.138 eleitores. Os dados foram oficializados pelo Tribunal Regional Federal do Rio Grande do Sul (TRE-RS) a partir das informações disponibilizadas pela Justiça Eleitoral.

Quatro anos atrás, o número era maior: havia 179.838 pessoas aptas a votarem. No último dia 15 de maio, encerrou o prazo para que eleitores pudessem emitir novos títulos e transferir seu domicílio. Com isso, o Cartório Eleitoral de Novo Hamburgo encerrou novos atendimentos até novembro, após o segundo turno das eleições.

“O aumento, neste caso, é um movimento normal, que também corresponde ao crescimento da população no Município. Não sabemos, porém, o que causou a queda no eleitorado no pleito anterior. Pode ter sido devido às revisões em cidades vizinhas, fazendo com que as pessoas acabem por transferir seus títulos para a cidade onde realmente residem. Mas isto é apenas especulação”, afirma a chefe de cartório da 76ª Zona Eleitoral de Novo Hamburgo, Angela Menezes.

Outro número que chama a atenção é o do recadastramento biométrico na cidade. Do total de eleitores em 2018, 48.585 se recadastraram no Cartório, o que corresponde a 26,93% do montante.

Alckmin cumpre agenda como pré-candidato à Presidência em Novo Hamburgo

Segunda via

O Cartório Eleitoral da cidade segue realizando atendimentos para obtenção de segunda via de títulos eleitorais. Neste caso, o prazo termina no dia 27 de setembro, exatamente dez dias antes do primeiro turno da votação, que ocorre no dia 7 de outubro.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor precisa apenas levar um documento de identificação original, como RG, certidão de nascimento, carteira de trabalho, CNH ou controladores do exercício profissional (OAB, CRM, etc). Passaportes não são permitidos.

As eleições de outubro elegem presidente, governador, senadores, deputados estaduais e federais. O Cartório Eleitoral de Novo Hamburgo fica na Av. Pedro Adams Filho, 3713, bairro Pátria Nova.

 

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários