Hamburguenses campeões de robótica pedem ajuda para ir a Mundial nos EUA

por Jornal Canudos

A equipe de robótica Under Control, do Colégio Marista Pio XII, de Novo Hamburgo, está em busca de apoio para participar da etapa mundial da First Robotics Competition (FRC), competição que reúne os melhores projetos de construção de robôs do planeta para estudantes do Ensino Médio, e que ocorre entre esta segunda-feira (16) e a próxima (23), em Houston, no estado do Texas (Estados Unidos). O título seria inédito para o Brasil.

O time, que tem 30 participantes, conquistou a vaga após vencer quatro prêmios em duas etapas regionais, ambas disputadas em março também nos EUA: a primeira em Troy (estado de Nova York), onde o time conquistou o Chairman’s Award, para equipes que são modelo para as demais, e a segunda em Cedar Falls (Iowa).

A equipe, fundada em 2003, participa da competição há cinco anos, o que já é um fato inédito para todas as equipes brasileiras. Segundo um dos mentores do projeto, Bruno Nunes Toso, é um privilégio.

“Nas etapas regionais, competimos, e vencemos, times com mais tradição em ciência e tecnologia do que o nosso, e alguns são patrocinados por grandes empresas, como Google, Apple e até a Nasa”, relata. Ele, que já foi aluno de robótica, gostou tanto da ideia de aprender que resolveu ensinar aos demais estudantes interessados.

Interesse

A estudante do 1º ano Aline Krug Zarpelão, 15 anos, estreou na Under Control neste ano. “Foi feita uma reunião convocando estudantes interessados em participar, e resolvi aderir”, diz ela. “Fiz o curso e acabei gostando da robótica”. Para Matheus Delazari, 16, participar da equipe é uma grande responsabilidade. “Sentia também que queria fazer algo útil pela comunidade, e na equipe consegui este objetivo”, relata.

O outro instrutor do projeto, Filipe Ghesla, esteve na Câmara Municipal de Novo Hamburgo na quarta-feira (4) para contar sobre as experiências e solicitar apoio. Segundo ele, o material utilizado para a construção dos robôs é todo importado, e muitas vezes conseguido por meio de patrocínio com empresas da região e de fora.

A equipe também organizou uma “vaquinha” online, para arrecadar R$ 33 mil, valor de custeio da passagem e a estadia dos alunos nos oito dias fora do País. A campanha encerra na quarta-feira (18). O endereço para doações é o http://bit.ly/GoUnder.

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários