Projeto hamburguense utiliza bolhas de sabão para encantar todas as idades

por Jornal Canudos

Um projeto social que mistura água, sabão, alegria e criatividade. Assim é o Bolhas Ideias, criado pela professora Greice Prado, da Escola Municipal de Educação Infantil Vivendo e Aprendendo, no bairro São Jorge. A ideia, que busca apoiadores, é resgatar a magia das bolhas de sabão, atividade que estimula e encanta pessoas de todas as idades.

O projeto começou em maio do ano passado, e hoje envolve dez pessoas. “Meu irmão, Ico, foi a São Paulo participar de uma oficina cultural e lá havia um rapaz fazendo bolhas”, conta Greice. “Quando ele voltou para cá, trouxe a ideia junto. Algum tempo depois, fomos a Porto Alegre em um evento de bolhas, mas chegamos lá e não havia nada. Foi aí que lançamos a temática”.

O Bolhas Ideias percorre cidades da região todos os finais de semana, e às vezes em outras datas, se instalando em praças, parques e escolas. Mas ainda em outubro do ano passado, o projeto foi mais longe: se apresentou em Rio Pardo, na região Central do Estado. Greice estima que cerca de 25 mil pessoas já participaram das ações apoiados pelo Bolhas Ideias.

Bolheiras

Os próprios participantes do projeto confeccionam as chamadas bolheiras, objetos onde é guardado o “líquido mágico”, utilizado para a criação das bolhas. “Nas escolas, envolvemos as crianças em um caráter lúdico, contando a história de um menino que não sabia fazer bolhas”, diz a professora.

O kit também é comercializado nos eventos, contendo a bolheira e o líquido. O valor é de 10 a 15 reais, dependendo do tamanho do objeto. As vendas já foram feitas até para o exterior. “Recentemente, mandamos para Seattle, nos Estados Unidos”.

Parte da venda dos kits por vezes é destinada a diversas causas sociais. “Certa vez, ajudamos um amigo nosso estava com câncer, e outra parceira que recentemente fez uma amputação e precisou de remédios. Temos projetos de ida aos asilos. Em um dos eventos, que realizamos em um shopping de Novo Hamburgo, doamos o dinheiro arrecadado para a AMO Criança. Em outro, feito em Campo Bom, tivemos uma parceria com a ONG Cão sem Lar”, lista Greice.

Para saber mais

Página no Facebook: www.facebook.com/bolhasideias

Próximos eventos

Domingo (4), 14h: 3º Encontro de Bolhas (Praça Armando Albino Mattes – Centro, Portão)

Quarta-feira (7), 15h30: EMEI Pequeno Polegar (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Social Urbano, bairro Guarani, Novo Hamburgo)

Sábado (10), 9h: Rua Coberta, Centro, Taquara

Aprenda a fazer o líquido mágico em casa

Ingredientes

- 1,5 litros de água

- 2 colheres de sopa de açúcar

- 2 colheres de amido de milho ou liga de sorvete

- 500 ml de sabão (menos de coco)

Modo de fazer

Ferva a água e, em seguida, deixe-a esfriar. Adicione o açúcar e misture bem. Depois, coloque o amido de milho, ou a liga de sorvete e misture novamente, até dissolver tudo. Acrescente o sabão em seguida. Deixe descansar por dois dias (não mexa!)

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários