Aulas retornam para 23 mil alunos da rede pública na segunda-feira

por Jornal Canudos

A volta às aulas já é uma realidade em Novo Hamburgo, e é hora de preparar a mochila e o material escolar. Na cidade, assim como na maioria da região, o retorno dos alunos ocorre na segunda-feira (19), e a previsão de término é no dia 19 de dezembro, nas escolas de Ensino Fundamental e Infantil.

Dezesseis mil alunos estão matriculados nos colégios do Município, em 52 escolas. Outros 7,1 mil estão em 33 instituições de ensino infantil, uma a mais do que em 2017. Entre as novidades, estão projetos de capacitação para merendeiras, professores e funcionários das instituições, além de um curso de gestão para as novas equipes de direção que assumiram neste ano.

Para planejar as ações deste ano, cerca de 2,8 mil profissionais das escolas e espaços pedagógicos voltaram ao trabalho na quinta-feira (15).

No encontro com os professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Pres. Tancredo Neves, Sen. Salgado Filho e Martha Wartenberg, a secretária de Educação, Maristela Guasselli, acompanhada da diretora de Educação, Neide Vargas, falou sobre os avanços e desafios da rede municipal neste ano. Outro tema abordado foi a formação continuada dos profissionais. “Investimos muito na qualificação dos professores e teremos um calendário de formação amplo de temas e propostas para as diferentes áreas do conhecimento”, afirmou Neide.

Manutenções

Quarenta das 85 escolas municipais passam por diversas obras de manutenção, entre conserto de pisos, rede elétrica e readequação de banheiros. Algumas são realizadas pela Companhia Municipal de Urbanismo (Comur).

Conforme o diretor-geral da autarquia, Joel Gross, ao longo de 2017, os serviços de limpeza prestados percorreram quase todas as escolas do Município. “Seguimos uma listagem de escolas que necessitam dessas melhorias, foi um trabalho de força-tarefa para poder atender toda a demanda”, comentou Gross, que lembra que o trabalho se repete em 2018, com a manutenção desses lugares.

Rede estadual

Já na rede estadual, o ano letivo começa entre os dias 22 e 23 de fevereiro, no âmbito da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (2ª CRE). Nesta data, haverá a formação pedagógica dos professores. Os estudantes retornam às salas de aula no dia 26.

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários