Mais de 4,5 mil kits gratuitos da TV digital aguardam retirada em Novo Hamburgo

por Jornal Canudos

A morte anunciada do sistema analógico de televisão aberta é uma realidade em Novo Hamburgo e outras 106 cidades do Rio Grande do Sul. A partir de quarta-feira (31), o sinal digital será o único disponível, e quem ainda tem TVs sem o conversor apropriado instalado, além da antena UHF, ficará sem imagens na telinha.

A determinação atende a um pedido da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que quer utilizar a frequência pela qual os canais analógicos são transmitidos atualmente para melhorar a cobertura da chamada Internet de quarta geração (4G LTE), utilizada em dispositivos como smartphones e tablets. Na prática, isto representa conexões mais estáveis e rápidas.

Pessoas beneficiadas por programas sociais do governo federal, como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, têm direito à retirada de um kit gratuito, contendo conversor digital e antena UHF. Porém, conforme a gerente regional da Seja Digital, Márcia Cavalcante, a procura por eles na região tem sido abaixo do esperado.

“Algumas cidades têm se mostrado muito envolvidas na campanha, mas, em Novo Hamburgo, por exemplo, temos cerca de 5 mil kits aguardando retirada”, revela. “Acredito que ainda falte informação para as pessoas sobre os benefícios deste novo sistema”.

De acordo com a Seja Digital, entidade que organiza o processo de digitalização no Brasil, dos 26.206 kits disponíveis para retirada em Novo Hamburgo, 21.625 já foram retirados (78,8% do total).

Nestes últimos dias, uma campanha maciça alertando o público para o desligamento foi reforçado em diversas mídias, em especial na própria televisão. “Chamamos esta fase de ‘onda da instalação’, já que muitas famílias estão instalando apenas agora os kits que já possuem. Nesta fase é muito importante que as pessoas façam esta instalação o mais rápido possível”, alerta Márcia.

Lojas

Quem não tem direito a retirar os kits gratuitos pode recorrer à compra de conversores, antenas ou mesmo TVs novas, que desde 2011 já vêm prontas para o sinal digital, sem a necessidade de instalação de um novo aparelho.

O Jornal Canudos percorreu comércios da região e constatou que alguns já não têm mais peças em estoque. O vendedor Israel da Cruz, que trabalha em uma loja de eletrodomésticos na Rua Bartolomeu de Gusmão e resume a grande procura que tem sido vista nos últimos dias. “Hoje, por exemplo, não temos mais nada de conversores”, diz ele. “Se colocamos cinco em um dia, saem cinco no mesmo dia. Se colocamos dez, saem dez”, revela.

Segundo ele, os preços também caíram. Um conversor, que custava em torno de cem reais há algumas semanas, hoje sai por volta de 90 reais.

Descarte

Já para quem prefere abrir mão de uma televisão mais antiga, pode realizar o descarte em pontos de coleta espalhados pelas chamadas cidades prioritárias, administrados pela Seja Digital em parceria com as prefeituras.

Em Novo Hamburgo, o projeto também tem o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol). As TVs podem ser descartadas gratuitamente na Estação Rodoviária Normélio Stabel (Rua Três de Outubro, 667, bairro Pátria Nova), diariamente, das 7h30 às 20 horas. O local funciona até o dia 28 de fevereiro.

Emissoras

A maioria das emissoras de televisão aberta já fez a migração para o sinal digital, mas, segundo Márcia, os moradores possam notificar os canais que ainda não funcionam no novo sistema, entrando em contato diretamente com eles ou com a própria Seja Digital. “Quanto mais pessoas relatar problemas no sinal, mas rapidamente as emissoras terão esta informação e poderão áreas de sombra, que são locais dentro de um mesmo município onde o sinal não está disponível”, diz.

Saiba se você tem direito

- Entre no site da Seja Digital (www.sejadigital.com.br) e clique no link “Programa de Distribuição de Kits”;

- Insira seu CPF ou NIS (Número de Identificação Social) no campo de texto. Em seguida, clique em "Buscar";

- Se você tem direito, aparecerão seus dados pessoais. Preencha o formulário disponível e clique em “Enviar”. Seu cadastro será armazenado e um atendente da Seja Digital entrará em contato.

- No mesmo site, também é possível agendar a retirada do kit, gratuitamente.

 

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários