Fábrica Conceito abre espaço para jovens aprendizes da região

por Jornal Canudos

Representantes da Fenac, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Senai e empresários apresentaram na terça-feira (23) a nona edição da Fábrica Conceito, projeto de confecção de calçados que ocorre junto à Fimec. A proposta é montar uma verdadeira indústria em tempo real durante o evento. Nela, todas as etapas de produção estarão presentes, desde a montagem, costura e acabamento.

Tanto o projeto, que utiliza máquinas e matérias-primas dos expositores da Fimec, quanto a própria feira, ocorrem de 6 a 8 de março de 2018, nos pavilhões da Fenac. Uma das novidades é a mudança de local da realização da Fábrica Conceito. Antes no Centro de Convenções, a mini-indústria desce para a entrada da feira, o que gera maior expectativa quanto à visitação.

“A Fábrica Conceito, em 2018, tem foco na Tecnologia da Informação e as transformações da chamada indústria 4.0. Estamos muito otimistas quanto ao projeto, não temos dúvidas disto”, afirmou o presidente do IBTeC, Paulo Griebeler. “Há uma expectativa crescente da retomada do crescimento do setor calçadista, já que a região ainda é referência no setor”.

Oportunidade

Para o presidente da Fenac, Márcio Jung, o projeto é uma oportunidade de demonstrar a força do setor em um ambiente de competitividade, principalmente no cenário internacional. “A Fimec e a atrai cada vez mais os visitantes, que são nosso maior foco. O espaço onde a Fábrica Conceito está agora é aconchegante e apropriado para a realização do projeto”, resume.

A destinação de resíduos resultantes das atividades dentro do projeto também é uma preocupação. “Todo o material será recolhido e destinado a uma empresa que produz energia alternativa voltada para a indústria de cimento”, afirma Paulo Model, coordenador técnico do IBTeC.

Todos os modelos foram cedidos pelas marcas Kildare, de Novo Hamburgo, e Ramarim, da cidade de Nova Hartz. Os pares confeccionados serão doados a instituições de caridade da região.

Números

- Neste ano, a Fábrica deve produzir 3 mil pares de calçados

- A Fábrica Conceito ocupará cerca de 1000 m² dentro da Fimec

- 100 máquinas serão utilizadas no projeto

- 70 pessoas trabalharão no local nos três dias de evento – pela primeira vez, 30 são jovens aprendizes do Instituto de Tecnologia do Calçado Senai de Novo Hamburgo, que serão responsáveis por uma das seis linhas de produção

- Outros 40 são trabalhadores desempregados, selecionados por meio da Agência Municipal de Emprego (AME) de Novo Hamburgo

- No total, serão produzidos nove modelos de calçados – duas sapatilhas, quatro scarpins, uma bota feminina e dois modelos de sapatênis masculinos

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários