Oficina em Novo Hamburgo oferece reabilitação através do trabalho

por Jornal Canudos

Um espaço em Novo Hamburgo acolhe todos os meses cerca de 40 usuários da rede de saúde mental do Município, a fim de promover a inclusão produtiva através da qualificação para o trabalho de pessoas com transtornos mentais ou com necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas.

Trata-se da Oficina de Geração de Renda (OGR), componente de reabilitação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e que há sete anos atua junto ao serviço de Saúde Mental da cidade.

Através de oficinas de costura, artesanato e reciclagem de papel para os usuários encaminhados pela rede de saúde, a OGR busca minimizar os processos de exclusão social, através do incentivo à emancipação, autonomia, protagonismo e garantia de direitos.

“O espaço trabalha com a inclusão produtiva pelo trabalho através de dois eixos: o Trabalho pela Economia Solidária e o Trabalho pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), com a inclusão em vagas de cotas e programa de aprendizagem profissional, ambos destinadas à pessoa com deficiência”, explica a Coordenadora Administrativa, Sandra Spohr.

A usuária Leila Brocker é vendedora e participa da oficina de costura. Ela salienta a motivação que o serviço lhe proporciona. “A Oficina de Geração de Renda está sendo o meu suporte neste momento da minha vida. Me sinto útil”, conta. Toda a produção das oficinas é comercializada no brechó que fica no local e em feiras que ocorrem na cidade. O lucro é revertido aos trabalhadores, que produzem, vendem e administram o orçamento.

Parcerias

Além das oficinas, a OGR ainda conta com Grupos de Acompanhamento e preparação para o trabalho formal, com articulação com outros dispositivos da RAPS, Fórum Municipal de Economia Solidária, Assistência Social, Educação Inclusiva, Agências de Emprego, empresas, INSS, entre outros. O serviço dispõe de Assistente Social, Terapeutas ocupacionais, Agente de oficinas Terapêuticas e Auxiliar Administrativo para o atendimento aos usuários.

Localizada na Rua Marcílio Dias, 1559, no Centro, a Oficina de Geração de Renda também dispõe de um brechó onde além de roupas e calçados, os produtos produzidos de forma artesanal nas oficinas são vendidos. O local é aberto ao público e funciona de segunda a sexta-feira. Para manter o espaço, o serviço recebe doações de peças em boas condições de uso.

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários