Novo Hamburgo tem 195 cirurgias eletivas na lista de espera do SUS, aponta levantamento

por Jornal Canudos

Um levantamento inédito do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que Novo Hamburgo tem 195 procedimentos cirúrgicos na lista de espera do Sistema Único de Saúde. O Município está na 35ª colocação no ranking no Estado, e empata com Taquara. Os dados do estudo, que é nacional, foram fornecidos por 16 Estados e dez capitais até junho deste ano, e não informam o número total de pacientes aguardando.

No Rio Grande do Sul, cujos dados foram compilados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 39.158 procedimentos cirúrgicos agendados que não são de urgência ou emergência. A cidade de Gravataí, com 7.376 procedimentos aguardando realização, lidera. Porto Alegre (1.910) aparece na sequência. Já no País, são 904 mil cirurgias pendentes pelo SUS.

Na lista de espera, a maioria dos pedidos de cirurgias é de catarata, hérnia, vesícula, amígdalas e adenoide, além de cirurgias ortopédicas. Os Estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Ceará apresentaram o maior número de cirurgias pendentes. Entre as capitais e Estados que disponibilizaram informações de perfil dos usuários, as mulheres representam 67% dos pacientes que aguardam algum tipo de procedimento especializado.

De acordo com o levantamento do CFM, o SUS realizou no ano passado mais de 1,5 milhão de cirurgias eletivas. O número é inferior aos anos de 2015, que registrou 1,7 milhão de cirurgias; e 2014, com o total de 1,8 milhão, com base em dados do sistema de informação do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde divulgou nos últimos dias o balanço parcial de 2017, que mostra crescimento de 39% no número de procedimentos realizados na rede pública entre janeiro e setembro, mês que registrou mais de 150 mil cirurgias.

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários